sexta-feira, 22 de outubro de 2010

PASTORAL DO TURISMO - FORTALEZA

Contato
Av. Dom Manuel, 339 - Centro - 60060-090 - Fortaleza-CE
Fone: (85) 9982-1787

O que é?

Turismo: a palavra descreve uma das atividades da sociedade que viveu um grande crescimento nas últimas décadas, não só no Brasil, mas no mundo em geral. Mas, qual motivo leva o turismo a se tornar um caminho para a evangelização?

Dom Murilo Krieger acredita que "receber os turistas e apoiá-los em sua busca da beleza e do repouso é a expressão da certeza de que cada pessoa tem um valor único, pois é criada a imagem e semelhança de Deus". Para o coordenador da Pastoral do Turismo da CNBB, o ser humano está sempre em busca de algo e a acolhida na igreja traz um conforto para as angústias diárias: "Somos eternos viajantes, à procura do novo, do desconhecido, do belo. Muito faremos se ajudarmos os turistas a descobrirem que, no fundo, suas insatisfações e buscas têm um objetivo e um nome: Deus", afirma.


Objetivos

Ø Preparar material de divulgação das celebrações das comunidades, divulgar horário em hotéis..., postos de informações (levantamento de dados, ver prioridades e fazer o roteiro)

Ø Celebração em línguas (espanhol ou inglês)

Ø Promover a acolhida dos turistas (arquidiocese e agências)

Ø Criar condições para que o turista, mesmo que temporariamente, possam se inserir na vida da comunidade (trabalhar com os padres, comunidade e informações)

Ø Organizar grupos que acolham e acompanhem os turistas nos locais eclesiais mais procurados (treinar o pessoal interno e parcerias com agencias, guias e pessoal das instituições de ensino/turismo)

Ø Criar grupos que coordene e anime o setor (formar a equipe da pastoral e ver setor de comunicação)


Trabalhos Desenvolvidos

Um exemplo é a Diocese de Joinville (SC). Na cidade, já está sendo realizada a 9ª edição do Projeto "Fé, Cultura e Solidariedade", na praia da Enseada, em São Francisco do Sul. Uma grande tenda branca foi montada na areia da p raia, próximo à Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, para sediar a programação de verão da Pastoral do Turismo local. De acordo com informações da Diocese, o projeto deverá contar com a participação de 100 mil turistas até o dia 24 de fevereiro, terça-feira de carnaval. Realizado há nove anos, o projeto traz também, nesta edição, missas todos os dias, a partir das 19h30min.

Outra experiência bem sucedida é o projeto "Jesus no Litoral", criado pelo coordenador do Ministério de Comunicação Social da Renovação Carismática Católica do Paraná, José do Nascimento Neto. Ele explica que "a evangelização acontece através de músicas, teatros, danças, esporte, shows, abordagem pessoal direta, reuniões de oração, missas, serenatas e outras formas possíveis e saudáveis de anunciar o Reino de Deus".

O projeto "Jesus no Litoral" é realizado anualmente há seis anos em praias do litoral paranaense e há três no litoral do Rio Grande do Sul. Segundo José Nascimento, o projeto conta com a participação de 500 jovens das 18 dioceses do Paraná. "Isto significa que três missionários já passaram por aqui levando a Palavra de Deus e atingindo, ao longo das seis edições, um público estimado em aproximadamente dois milhões de pessoas através das diversas ações que são realizadas durante os 10 dias de missão", afirma o coordenador. A edição 2009 terminou no último dia 5 de janeiro.

Para atrair os fiéis, Nascimento explica que é feita panfletagem nas praias de ponta a ponta convidando os veranistas para as atividades que acontecem no palco montado bem na parte central da praia de Caiobá: "São atividades de alongamento, aeróbica, shows acústicos, teatros, danças, reza diária do terço sempre às 18 horas, além do trabalho do Ministério para as Crianças com a evangelização através de historinhas, brincadeiras, pinturas no rosto, teatros com fantoches e músicas"

Nenhum comentário: