domingo, 13 de março de 2016

REMES - TBC (TURISMO DE BASE COMUNITARIA) PARCERIA COM O MUSEU DO CAJU

O Museu do Caju é um projeto de inclusão sócio cultural e ambiental – O caju como instrumento de mudanças para o Ceará. Viajar no imaginário do caju, saber da sua origem, dos usos e costumes, das histórias populares, investigar a economia da cajucultura, a diversidade, as curiosidades.
Esse roteiro se constituiu numa visita ao Museu do Caju do Ceará, aqui em Caucaia, que tem
 


assumido a missão de trabalhar diversos aspectos dessa cultura em nosso Estado. Oportunidade de provar delícias de uma culinária que tem como base esse fruto regional além de adquirir belas peças de artes, artesanatos e brindes com a temática do caju.
A ONG Caminhos de Iracema, responsável pelo museu, trabalha com as comunidades de 02 bairros populosos Conjunto Ceará Fortaleza e a Grande Jurema Caucaia. (Cultura do caju, educação patrimonial, artesanato, culinária, artes, manifestação popular, etc). O projeto é pioneiro no Brasil na área da cajucultura no segmento de criação de museu atrelado ao tema. A chácara é um local simples, verdejante, tranquilo e bastante acolhedor. Já são 38 pessoas atendidas com o projeto - idosos e pessoas com deficiência fazem artes e artesanato com a temática do caju de jan a jul e produtos derivados do caju de ago a dez. Um sucesso de inclusão sócio cultural e ambiental.
O Museu do Caju foi idealizado em 1995 pelo educador, turismólogo e pesquisador Gerson Linhares e instalado no dia 01 de setembro de 2007 em uma bela chácara na Região Metropolitana de Fortaleza, no bairro Parque Guadalajara em Caucaia.
A ONG Caminhos de Iracema é a gestora do espaço cultural desde 2009, com uma ação voltada especialmente para projetos sócio, cultural e turístico no Ceará.
O Museu do Caju no dia 01 de setembro de 2013 irá completar 6 anos de atividades e de dedicação a educação patrimonial relacionado com a temática do caju no município de Caucaia, uma ação pioneira no Ceará que já recebeu um público médio de 20.000 cearenses entre crianças, jovens adultos e pessoas da terceira idade, além de turistas que visitam Fortaleza e Caucaia.


VISITAS APENAS COM AGENDAMENTO PRÉVIO

Gerson Linhares - Educador e Turismólogo
Idealizador e diretor do espaço cultural

Nenhum comentário: