sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Turismo Cultural de base comunitária

       
     O turismo cultural de base comunitária promove uma distribuição mais justa da renda, assegura a conservação ambiental e valoriza a cultura local e o modo de vida dos habitantes, favorecendo também experiência mais profunda aos visitantes.  
      O turismo que conhecemos comercialmente, gera lucro apenas para uma minoria, que intensifica a especulação imobiliária e que aumenta o preço dos produtos por causa do alto poder aquisitivo dos turistas, fatores que prejudicam as populações locais comunitarias e contribuem para o gargalo dos empreendimentos nas mãos dos grandes empresarios.
       A responsabilidade social proporcionada pelo turismo de base comunitária se amplia em ações como a integração de antigos comércios realizados pela população receptora.
    O turismo cultural de base comunitaria pode oferecer mais praticidade em atividades realizadas tanto pelo morador local quanto pelo turista, possibilitando assim maior hospitalidade do que os eventos turísticos realizados por pessoas que não pertencem à comunidade nativa e, por fim, diminuem os estereótipos e desperta a simpatia e curiosidade dos turistas que podem voltar ou indicar o lugar para novos visitantes.

Nenhum comentário: